domingo, 24 de novembro de 2013

Dieta pra Engordar

  • O abacate é uma excelente opção! Ele possui uma gordura maravilhosa e fibras solúveis que vão ajudar no aumento energético e ainda regularizará o trânsito intestinal, possue prebióticos (alimento para as bactérias benéficas do intestino), inibe a oxidação do colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.  Dica de consumo: o abacate fica muito bom na vitamina, ou em pedaços com limão, fazendo uma pasta salgada de abacate amassado com limão, sal e um pouquinho de alho, e uma novidade para o hábito brasileiro, mas uma delícia, é colocar pedaços de abacate no lanche natural. 

  • Comer os alimentos integrais como aveia, granola, biscoitos integrais, pães integrais mais vezes ao dia.

  • Comer porções de oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas, macadâmia.
  • Colocar azeite no prato de comida para aumentar o valor energético.

  • Não pode esquecer dos vegetais e frutas devidos nutrientes importantes necessários para o bom funcionamento do organismo.

  • A musculação ajudará muito no ganho de músculos (massa magra). Mas para ter uma resposta positiva precisa de uma alimentação adequada em nutrientes, protéinas e carboidratos.

  • Coma algum carboidrato uns 30 a 60 min antes de dormir, como uma banana amassada com aveia, cacau em pó e mel, ou mesmo uma vitamina. Não pode ser nada muito pesado para não atrapalhar o sono.

  • Não esquecer da hidratação, fracionamento de 6 a 8 refeições por dia e mastigação lenta.


Só fritura e gordura não irá ganhar peso districuído pelo corpo e sim mais na região abdominal. 

Chá Branco

O Chá branco por ser menos processado, suas propriedades ficam mais concentradas e isso acelera os benefícios, como a queima de gordura do corpo, tornando mais poderoso que o chá verde.Ambos são produzidos a partir da planta Camellia sinensis, assim como o chá preto. Porém, o branco é coletado antes das flores se abrirem, quando há brotos cobertos por finos pêlos prateados que lhe dão uma cor clara verde acinzentada. Esses brotos e as folhas da planta são cozidos ao vapor e submetidos à secagem. Ao contrário do verde e do preto, o chá branco não passa pela fermentação.Após a infusão, possui cor amarelo avermelhado e sabor adocicado, porém sem gosto de capim.

Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

O efeito emagrecedor se deve por acelerar o metabolismo e ajudar a eliminar a gordura corporal. Porém, ainda não se comprovou o quanto exatamente o chá branco é mais eficiente do que o verde para emagrecer. Pesquisas indicam que a versão verde aumenta a queima de calorias em cerca de 4%, os responsáveis são os antioxidantes presentes na Camellia sinensis e também à cafeína, entre outros compostos.

Substâncias encontradas na Camellia sinensis; manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2 e substâncias antioxidantes. ajudam a prevenir cáries, têm ação anti-inflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele.O chá branco pode atuar na diminuição das taxas de LDL (o colesterol ruim que bloqueia as artérias), evitando problemas cardíacos, como aterosclerose e infarto.

Estudos feitos com ratos pelo Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina, da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovaram a eficiência do chá branco em inibir mutações genéticas que podem originar o câncer. Essa capacidade se deve à existência das substâncias bioflavonóides e catequinas. A cafeína presente no chá branco também ajudaria nesse processo.

O Consumo do chá branco para obter resultados benéficos deve ser pelo menos uma ou duas xícaras ao dia, quente ou frio, de preferência sem açúcar.

Intestino Preso nunca mais...

Plantago ovata pertence à família de splantaginaceae.
As sementes da planta Plantago ovata incham com a água, então, para fazê-los crescer no intestino, garantindo maior sensação de saciedade e estimular os movimentos intestinais deve ser consumidos com água. 

As sementes têm mucilagem que forma uma camada que facilita o trânsito intestinal. Plantago ovata é um ingrediente usado em laxante suave.

Em que casos é utilizada :
  • Em casos de constipação , que exigem um laxante suave como: gravidez , em pacientes idosos, pessoas com hemorroidas inflamadas ou que tenham sido submetidos a uma operação.
  • Para evitar a constipação, evitar esforço durante defecação, os pacientes com fissura anal.
  • Na diarréia de origem funcional e como uma medida adicional nos casos de doença de Crohn.
  • Se for necessário aumentar o consumo diários de fibra , e em situações de síndrome do intestino irritável, diverticulose, em dietas hipercolesterolemia e dietas para perder peso.

    O  mercado oferece Plantago ovata de maneiras diferentes.
    • Envelopes (tomado por via oral pode afetar a ação de outros medicamentos, informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar outros medicamentos como sais de lítio, anticoagulantes orais, digoxina, tetraciclina ciprofloxacino, insulina. Como o nome diz tudo o que tem para o médico ou farmacêutico sabe.

    • Em pó ou em grânulos
      • A dose recomendada deve ser definida pelo seu médico. A dose não é sempre a mesma para todas as pessoas. Consulte o seu médico ou farmacêutico sobre a sua dosagem.
      Se você está tomando Plantago ovata.
      • É aconselhável beber muita água, pelo menos 2 litros ao longo do dia.
      • Não dar às crianças plantago Obata abaixo dos 6 anos a menos que recomendado por seu médico.
      • Em pacientes idosos o uso de Plantago Obata deve ser administrada com cautela. Há relatos de efeitos adversos, incluindo uma perda significativa de potássio.

        Não usar Plantago ovata :
        • Se você tiver obstrução intestinal.
        • Em caso de alergia ao medicamento ou aos seus componentes
        • Se houver sangramento, sintomas de apendicite ou cólon lento.

          Fonte:  www.cun.es

Emagreça com Óleo de Cartamo

O óleo de cártamo é um anti-oxidante natural e possui propriedades que aceleram o metabolismo das gorduras, auxiliando, no controle da obesidade. Óleo de cártamo também, reduz gordura localizada e auxilia emagrecimento e no controle do colesterol. 




Benéficos do Óleo de Cártamo:

-Acelerador Metabólico

-Inibidor natural da LPL* (enzima *Lipase Lipoprotéica responsável pelo aumento das células de gordura no corpo).

-Promove Lipase obrigando o corpo a usar sua própria gordura como fonte de energia.

-Acelera o Metabolismo e promove uma maior combustão da Gordura.

-Ajuda na diluição dos Lipídeos, redução da Celulite e da Gordura Localizada.

-Diminui as taxas de Colesterol, potencializa o sistema imunológico e tem propriedades anti-inflamatórias.

-Aumenta capacidade muscular.

-Antioxidante.

-Aumenta massa magra e melhora definição dos músculos. 

-Queima de Gordura Localizada : Isso acontece porque seus nutrientes conseguem inibir a ação de uma enzima específica (LPL- Lípase Lipoproteica). 
A enzima LPL tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal, portanto os nutrientes do óleo de Cártamo, tem a capacidade de bloquear da ação da LPL, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia gerando a chamada lipólise, que é a queima de gordura.

Na alimentação está sendo bastante usado por quem quer dar uma transformada no corpo, pois a cápsula de cártamo pode trazer diversos benefícios a seu corpo.

Veja algum deles:


  • Queima a gordura que fica acumulada em nosso corpo, libera um tipo de substância que diminui o apetite, pois envia muito rapidamente a informação de saciedade ao cérebro, enrijece os músculos mais depressa, trata e também previne a celulite, pois atua na camada intradérmica da pele. Além de todos esses benefícios ainda dá mais energia para a pessoa e ajuda a combater o colesterol ruim (LDL).

Veja a maneira correta de usar essas cápsulas de cártamo:


  • Você deve tomar uma cápsula duas vezes ao dia, meia hora antes das principais refeições. A cápsula com óleo de cártamo tem o poder de acelerar o processo de emagrecimento e tonificação dos músculos, mas deve ser acompanhada por uma dieta balanceada e a pratica de atividades físicas.

O uso dessa cápsula é contra-indicada para gestantes, mulheres que estejam amamentando, crianças e pessoas diabéticas.

O produto é encontrado em lojas de produtos naturais e também nas de suplementos alimentares. 

Micose de Pele - Tratamento e Prevenção

Sabe aquelas manchinhas brancas na pele que geralmente aparecem quando pegamos sol, pode ser micose. As micoses são causadas por três gêneros diferentes de fungos:

- Trichophyton
- Microsporun
- Epidermophyton

Esses microrganismo são abundantes no ambiente, eles aproveitam as condições ideais para seu desenvolvimento, como a umidade e o calor que ajudam o fungo a encontrar queratina macia e água suficiente para crescer rapidamente.

Pessoas com diabetes, imunidade baixa, estresse, depressão e uso de alguns medicamentos tem maior suscetibilidade, favorecendo a Tinha, Pitiríase Versicolor e Onicomicose.

Evitar micose é muito simples, de modo geral deve impedir a proliferação dos fungos que gostam de calor e umidade, assim é preciso manter cuidados especiais com a pele, unhas e cabelos que são ricos em queratina e os fungos alimentam dela.

Principais Sintomas de Micoses:

- Couro Cabeludo : Apresenta uma placa de cabelos picotados.

- Barba: Aspecto inflamatório ou apresentar lesão com bordas delimitadas.

- Corpo: Aparência bem característica, com crescimento de bordas e micro vesículas.

- Mãos : Descamação difusa ou com pequenas bolhas.

- Pés: Surge no meio dos dedos com fissuras e é conhecida como frieira ou pé-de-atleta.

- Crural: Localizada entre as coxas, pode alastrar para a área genital.

- Unha: Onicomicose, infecção que ocorre nas unhas dos pés e nas mãos. Ocorre espessamento da unha, mudança de coloração, se torna quebradiça e se descola da pele.

- Pitiríase versicolor (Micose de praia) - Pequenas manchas na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto, devido a sudorese excessiva, pele seborreica ou predisposição genética.

Cuidados para Prevenção:

- Tenha bons cuidados higiênicos.

- Use roupas e meias de algodão.

- Mantenha os ambientes limpos e secos.

- Não use roupas e calçados apertados.

- Seque bem a pele apos o banho atenção especial em regiões de dobras como virilha, entre os dedos e embaixo das mamas.

- Evite utilização excessiva de sabonetes ou procedimentos agressivos a pele e que alteram as condições normais, isso pode diminuir as defesas naturais, facilitando a infecção por fungos.

Os princípios ativos mais eficazes são:


- Nitrato de miconazol que tem atividade fúngica agindo no prurido e odor desagradável provocado pelas micoses superficiais. Tratamento de pé de atleta e Candidíase Cutânea.

- Clotrimazol usado no tratamento das micoses da pele, Pitiríase versicolor, Tíneas, Eritrasma.

- Cloridrato de Terbinafina, antimicótico ideal para tratamento de pé de atleta, micose inguinal, micose do corpo, candidíase cutânea e Pitiríase versicolor.

- Cetoconazol indicado para micoses superficiais. infecções por dermatófitos e leveduras, o creme tem ação exclusivamente local.

- Tioconazol, tratamento de infecções cutâneas causadas por fungos e bactérias suscetíveis.

Estes medicamentos de uso tópico não necessita de prescrição médica para comprar, portanto para correto tratamento é preciso descobrir o tipo de fungo, sendo fundamental a prescrição médica e informação adequado com o farmacêutico. Sempre que houver suspeita de micose, procure o médico para diagnosticá-la e tratá-la.

Fonte: Informativo Neo Quimica

Alimentos que Prejudicam os Rins

Os cálculos renais podem se formar tanto nos rins quanto na bexiga e se parecem com pedregulhos, embora sua aparência dependa de seus constituintes. Alguns têm superfície lisa e outros são rugosos, e variam muito de tamanho. Os tipos mais comuns de cálculos são compostos de oxalato de cálcio, seguidos pelos de fosfato de cálcio e de ácido úrico.

Fatores que podem aumentar o risco de se desenvolver cálculos renais:

  • Problemas no processo de absorção ou eliminação dos produtos que podem formar cristais 
  • Casos de cálculos urológicos na família (condição genética);
  • O hábito de consumir uma pequena quantidade de líquidos; 
  • Desordens alimentares; Doenças intestinais;Gota.

Segue abaixo uma orientação dietética!

Alimentos que não devem ser consumidos por quem tem cálculos renais :

  • Peixes e frutos do mar
  • Gema de ovo
  • Vísceras ( fígado, coração, moela )
  • Sustagen
  • Feijão
  • Grão de bico
  • Lentilha, soja 
  • Verduras: escarola, agrião, brócolos, couve, espinafre, mostarda, nabo, pepino, acelga, beterraba, tomate, cebolinha, aspargos, abóbora, aipo, alho-porró, berinjela, quiabo
  • Frutas: figo, ameixa, castanha, damasco, tâmara, uva passa, caqui, amora, tangerina, uva 
  • Café, chá preto, chocolate, groselha 
  • Gergelim, tremoço amarelo, germe de trigo, nozes, amendoim 
  • Melado de cana, pasta de amendoim,
  • Coalho de soja- Salsa, pimenta

Alimentos a evitar:
  • Carne de vaca, aves (2 porções pequenas por dia)
  • Leite (½ copo por dia, evitando os derivados)

Alimentos permitidos:
  • Clara de ovo- Verduras, frutas e legumes (exceto os citados acima)
  • Arroz, macarrão, batata, aveia
  • Pães brancos, torradas, bolachas tipo água e sal
  • Mel, sobremesas que não contenham leite
  • Chá mate, erva-doce, camomila
  • Maionese
  • Óleos vegetais- Margarina, geleia de frutas (exceto as citadas acima)

Recomendação importante: Ingerir no mínimo 3 litros de água por dia

Esta orientação nutricional não substitui a necessidade de acompanhamento médico

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Redutor de gordura corporal


A função do cromo no organismo é potencializar os efeitos da insulina, o que promove a redução nos níveis de gordura corporal, a sensação de saciedade e diminui o apetite voraz por doces”. 

Ameniza a vontade de comer carboidratos em geral

Segundo a nutricionista funcional Gabriela Maia, “o picolinato de cromo é a forma mais bem absorvida pelo organismo do mineral cromo. A substância atua em enzimas ligadas ao metabolismo energético e age diretamente na regulação dos níveis de glicose sanguínea. Ele estabiliza os níveis de glicose, ameniza a fome e a necessidade de consumir alimentos ricos em carboidratos, como os doces”.

Excesso pode prejudicar funcionamento dos rins

Antes de sair correndo para comprar um potinho de picolinato de cromo na farmácia saiba que o excesso deste mineral no organismo pode ser nocivo à saúde. “Os efeitos colaterais incluem dores de cabeça, insônia, diarreia e vômitos. Em casos graves pode levar a sérios danos hepáticos, anemia profunda e insuficiência renal”, explica Andréa. Gabriela Maia completa: “Foram encontradas mutações genéticas e danos ao DNA de ratos que ingeriram altas doses de cromo. Os estudos são preliminares, mas apontam a necessidade de acompanhamento de profissionais especializados no consumo e na suplementação da substância”. 

Brócolis e maçã são fontes ricas em cromo

Mas é possível encontrar o cromo na natureza? Sim! “Brócolis, nozes, fígado, ameixa, nozes, maçã com casca, levedo de cerveja, cereais integrais, queijos, cogumelos, espinafre e vinho são fontes ricas em cromo”, diz a nutricionista Andréa Uzeda. Ela explica que os estudos sobre a dosagem recomendada de picolinato de cromo ainda são controversos, mas ela não recomenda a ingestão diária superior a 200mcg da substância. 


Fonte: GNT

Os benefícios do ômega 3

O omega 3 é um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial pois é muito importante para uma boa saúde.

O corpo humano não é capaz de produzir omega 3, tendo que obtê-lo da alimentação.

Um grande número de pesquisas vem demonstrando os benefícios do omega 3 para o coração e todo sistema circulatório.

Os benefícios do omega 3 incluem:

•Atividade anti inflamatória;
•Atividade anti-trombos (entupimento dos vasos sanguíneos);
•Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e
•Redução da pressão arterial.

Os benefícios do omega 3 estendem-se para a redução do risco de desenvolver diversas doenças, incluindo:

•Diabetes;
•Acidente vascular cerebral (derrame);
•Artrite reumatóide;
•Asma;
•Síndromes inflamatórias intestinais (colites);
•Alguns tipos de câncer;
•Declínio mental.

Alguns estudos também indicam que o Omega 3 traz benefícios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunológico.

Os melhores alimentos ricos em ômega 3

As melhores fontes de omega 3 são os peixes, algumas espécies possuem maior quantidade.

-Peixes ricos em omega 3
-Cavala
-Arenque
-Sardinha
-Salmão
-Atum
-Bacalhau

Outras importantes fontes de omega 3:

•Semente de linhaça
•Castanhas e nozes
•Óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola)
•Vegetais de folhas verdes escuro.

Quanto consumir?

Recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 porções de peixe por semana, mas se for possível incluir outras fontes de omega 3 maiores serão os benefícios.

O que evitar?

Os peixes devem ser assados, cozidos ou grelhados. Não se deve fritá-los, pois este processo destrói o omega 3.
Alguns peixes são pobres em omega 3, dentre eles a tilápia, que contém quantidades de Omega 6 semelhantes à carne vermelha.

Apesar de os benefícios do ômega 3 serem comprovados cientificamente, seu consumo numa dosagem muito além daquela encontrada nos peixes preocupa os pesquisadores, pois ainda não se sabe que efeitos essas altas doses podem ter no organismo a longo prazo. Atualmente ele é largamente comercializado nas farmácias na sua forma concentrada em cápsulas, algo que ainda não foi avaliado pela ciência.

sábado, 23 de novembro de 2013

Tratando Figado Gorduroso com Boldo

O chá de boldo é um excelente remédio caseiro para tratar distúrbios do fígado como fígado gorduroso ou fígado inchado, que geram sintomas como enjoo, dor e desconforto abdominal. Veja a receita:

Ingredientes

  • 2 folhas de boldo
  • 1 copo de água

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Apague o fogo, deixe amornar, coe e beba a seguir, sem adoçar, de 3 a 4 vezes ao dia. Para uma maior concentração de propriedades terapêuticas, recomenda-se tomar o chá logo após o seu preparo.
Diante dos sintomas de problemas no fígado, recomenda-se seguir este tratamento caseiro por 2 dias. Mas, se os sintomas persistirem ou se agravarem, o ideal é ir ao hospital rapidamente, pois pode ser algo mais grave.
O boldo é uma planta medicinal que possui propriedades diuréticas e digestivas, o que ajuda no tratamento das doenças do fígado. Mas, além de tomar este chá, aconselha-se evitar alimentos estimulantes e de difícil digestão, dando preferências aos amargos, água morna, frutas, legumes e verduras. É muito importante não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica até que o fígado esteja totalmente recuperado, pois as causas mais comuns de problemas no fígado são o consumo de bebidas alcoólicas em exagero, alimentos muito gorduroso e as doenças virais. 

Fonte : tuasaude

Acabe com as Pedras nos Rins

Eficiência da Planta Quebra Pedra : Pedras nos Rins

O gênero Phyllanthus é composto por várias espécies, muitas das quais apresentando propriedades similares e sendo conhecidas pelos mesmos nomes populares. Essa erva apresenta uma extrema capacidade de adaptação, podendo suportar locais muito adversos, na maioria das vezes com baixo nível de umidade e nutrientes.

É comum se alastrarem nas rachaduras e frestas dos muros e calçadas: quem observa pode pensar, que foram elas que provocaram as rachaduras para poder brotar. É justamente por essa característica e também por ser eficaz na eliminação de cálculos renais que surgiu o nome popular "quebra-pedra" (em espanhol, é conhecida como "chanca piedra").

O chá de quebra-pedra não funciona exatamente quebrando as pedras nos rins. Na verdade o Phyllantus niruri evita que os cálculos se formem e relaxa o sistema urinário, o que ajuda a expeli-los. Pelo menos é isso que foi comprovado no estudo realizado pela química Ana Maria Freitas, do departamento de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A pesquisa constatou que o chá de quebra-pedra reduz a adesão de cristais de oxalato de cálcio às paredes do túbulo renal. Durante dois anos o Phyllantus niruri foi ministrado a 58 ratos na forma de pó, para que os componentes não fossem alterados. Pequenas pedras de oxalato de cálcio foram implantadas na bexiga das cobaias, divididas em dois grupos. Um deles tomou a substância diariamente, enquanto o outro ingeria apenas água. Após 42 dias os animais que não tomavam o medicamento formaram uma média de 12 pedras, com cerca de 0,18 g cada. Os demais apresentaram apenas três cálculos, de aproximadamente 0,02 g.

A análise das pedras indicou que o chá impede a aderência de macromoléculas aos cristais de oxalato de cálcio porque reverte sua polaridade. "Os cristais se prendem à parede celular porque há uma atração elétrica entre ambos", a química esclarece. "Os cristais têm carga positiva, e a parede celular, negativa. O Phyllantus niruri parece mudar a polaridade da carga dos cristais, e inibir assim sua adesão ao túbulo renal". O chá também relaxa o sistema urinário, o que facilita a expulsão dos cálculos.

O chá quebra pedra serve para reduzir a adesão de cristais de oxalato de cálcio às paredes do túbulo renal. Sob a ação do chá quebra pedra, os cristais de oxalato de cálcio, o componente químico mais comum das pedras acabam não aderindo uns aos outros, evitando assim, a formação de cálculos de maior dimensão, aqueles que provocam dor na região do rim e são difíceis de serem expelidos sem o auxílio de algum remédio ou tratamento . A comprovação da eficácia do chá pode representar uma alternativa aos atuais tratamentos indicados para retirada de cálculos, como cirurgias e ondas de choque. Por isso a associação chá quebra pedra cálculo renal é tão positiva. 

No mercado Farmacêutico existe o Dissol, que é indicado na dissolução dos cálculos renais e sua eliminação através da urina. Apresenta ação diurética, usado nas doenças renais e vias urinárias (uretrites, cistites e nefrites infecciosas), com a vantagem de provocar diurese abundante, porém retendo a albumina. Empregado nas afecções hepáticas, obstruções do fígado e hemorragia. 

- Contra-indicações: Hipersensibilidade aos componentes da fórmula e pacientes diabéticos.

 Antes de consumir este produto, consulte um profissional de saúde.

AO PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 


Fonte:http://www.quebrapedra.com.br/destaques/cha-quebra-pedra-calculo-renal, http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/A33quebrapedra.htm

Depurativo do Sangue

Depurativos do Sangue


Chapéu de Couro


Chapéu de Couro (Echinodorus macrophyllus)


Chapéu-se-Couro, nome estranho para uma planta que nada tem de chapéu e nem de couro. Este nome provavelmente foi dado pela população devido ao seu aspecto áspero, rústico, parecido com o próprio couro. Normalmente encontra-se plantas com folhas grossas e coriáceas (parecida a couro) em locais de pouca água, como caatinga e cerrados, sendo uma defesa da planta para evitar a perda de água excessiva. 



No caso do Chapéu-de-Couro é estranhamente diferente, pois ele vegeta em locais alagados, ou seja, ele precisa de um filme de água sobre o solo para poder se desenvolver. Acredito que seja justamente isto que tenha chamado a atenção da população, pois apresenta aspectos de vegetação onde normalmente tem pouca disponibilidade de água, sem estranho vegetar em local alagado.



Afinal de contas para que serve o Chapéu-de-Couro ?


Possui uma ação incrível no sistema urinário. Possui ação diurética, auxilia na eliminação de pedras, faz uma verdadeira assepsia nas vias urinárias. O Chapéu-de-Couro é o famoso curinga para o sistema urinário, quando existe um problema neste sistema e não se consegue saber exatamente o que é, e qual medicamente empregar, normalmente o Chapéu-de-Couro é o fitoterápico escolhido. 

Também apresenta um efeito depurativo muito acentuado, sendo empregado normalmente para vários tipos de doenças de pele e com resultado ótimo para o excesso de ácido úrico. Ele pode ser consumido na forma de chá, tintura, cápsulas e extrato fluído. Em casos mais graves, mais agudos, onde se deseja uma resposta rápida, é mais recomendado o uso do estrato fluido. Em casos mais crônicos o uso do chá pode ser uma excelente alternativa.


Salsaparrilha (Smilax sp)

A Salsaparrilha é conhecida pelo seu poder afrodisíaco e anabólico. Foi descoberto que a testosterona (hormônio sexual masculino) se encontra na raiz. Há já alguns anos que as geninas das saponinas esteróidicas da salsaparrilha, assim como outros fitoesteróides de outros vegetais, são utilizados para a produção de variados esteróides como, por exemplo, a testosterona, o estradiol, a progesterona e diversos corticoesteróides.

Depurativo do sangue, é usada como diurética, para combater a gota, ácido úrico e artrite e reumatismo. Ajuda a diminuir a dificuldade em urinar e a eliminar pedras nos rins e bexiga. Externamente é usada para lavar eczemas. Em doses elevadas pode provocar náuseas. 

As substâncias fitoquímicas conhecidas nas raízes de salsaparrilha São as seguintes; potássio, vários glucídios (amido, glucose, manose), colina, sarsapogenina (uma sapogenina esteróidica), e uma saponina esteróidica, o sarsaponósido ou sarsasaponina, que por hidrólise ácida origina uma molécula de sarsapogenina, duas moléculas de glucose e uma molécula de ramnose. Estas conversões são feitas com o recurso, não só às técnicas da química orgânica, mas também e particularmente às biotecnologias de fermentação que se apóiam nas capacidades metabólicas de variados microrganismos, que fazem a conversão de umas substâncias noutras.

A salsaparrilha possui ainda a vantagem de não provocar retenção hídrica, e pelo contrário provocar uma eliminação fisiológica da água e sódio retidos excessivamente, sem provocar depleção de potássio e outros minerais e oligo-elementos indispensáveis ao normal funcionamento orgânico.

A salsaparrilha também não provoca desequilíbrios hormonais conducentes, por exemplo, a ginecomastia e a atrofia testicular com impotência, assim como não prejudica o normal funcionamento do fígado e da próstata. 

Existe no mercado o Depuratone.



Depuratone é um medicamento fitoterápico nacional produzido pela Belém Jardim, indicado como tônico e depurativo do sangue. Possui propriedade diurética, eliminando as toxinas do organismo pela urina e fezes.

Gestantes, nutrizes e crianças de até 3(três) anos e portadores de qualquer enfermidade, somente devem consumir esse produto sob orientação de nutricionista ou médico.

Composição
O fitoterápico Depuratone é composto por:
Caroba – Jacaranda Caroba DC.
Carqueja– Bacharis Genistelloides (Lam.) Pers.
Chapéu de couro – Echinodorus Macrophyllus (Kunth) Micheli
Cipó cravo – Tynanthus Fasciculatus Miers
Cipó suma – Anchietea Salutaris A. St.-Hil.
Salsaparrilha – Smilax Officinalis H.B.&K.
Sassafrás – Ocotea Pretiosa Mez
Uva-ursi – Arctostaphylos uva-ursi (L.) Spreng.

Alimentos e plantas com propriedades depurativas



Hortaliças

  • Agrião • Suco diluído em água. Tomar 2 xícaras ao dia.
  • Alho • Amassar 3 dentes de alho e deixá-los de molho durante 6 horas. Tomar 3 xícaras ao dia.

  • Cebola • Suco diluído em água e combinado com limão. Tomar 2 xícaras ao dia.

  • Inhame • Utilizar nas refeições cozido em água e temperado com azeite de oliva e sal.

  • Pepino • Suco diluído em água. Tomar 250 ml de manha, em jejum.

  • Salsa • Chá da raiz (30 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras, ao dia.
Frutas

  • Abacaxi • Refeições exclusivas 3 vezes por semana.*

  • Laranja • Refeições exclusivas 3 vezes por semana.*

  • Limão • Cura de limão. Siga as orientações da página 50.

  • Maçã • Refeições exclusivas 3 vezes por semana.*

  • Pêra • Refeições exclusivas 3 vezes por semana.*

  • Uva • Refeições exclusivas 3 vezes por semana.*

Plantas
  • Carqueja • Chá das folhas (40 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia.

  • Confrei • Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia.

  • Chapéu-de-couro • Chá das folhas (30 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia.

  • Dente-de-leão • Suco diluído em água. Tomar 1 xícara, ao dia.
  1. • Chá das folhas (30 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
  2. • Utilizar em refeições na forma de saladas cruas.

  • Sabugueiro – Chá das folhas (30 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.

  • Salsaparrilha • Chá das folhas (30 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.

  • Sucupira • Chá das raízes (20 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia.

  • Tanchagem • Chá das folhas (30 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...