domingo, 12 de junho de 2016

Alimentos que evitam problema nos rins






Uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde renal. Cuidados na alimentação pode impedir o desenvolvimento de problemas renais e é essencial para o bom funcionamento de todo o organismo, pois os rins filtram as impurezas, ajudam a controlar a pressão arterial e ainda produzem hormônios e vitaminas.

A simples ingestão de vegetais frescos, crus, além de alimentos mais integrais, já impede notavelmente o surgimento de dificuldades renais. Vale lembrar que os problemas renais estão diretamente associados a hábitos alimentares errados. Pessoas que exageram no consumo de sal, refrigerantes, embutidos e enlatados se tornam mais susceptíveis a desenvolver essas doenças.

- Alimentos ricos em vitamina K e ácido cítrico evitam a formação de cálculos renais, além de melhorar a mineralização, prevenir e tratar a osteopenia e contribuir para a manutenção de ossos e dentes fortes.
Exemplos desses alimentos são : 

*Limão

*Tamarindo

*Alimentos ricos em clorofila, como as folhas verde-escuro, alface escura, repolho, couve-flor, brócolis, espinafre, aspargo

*Chá verde e de ervas diuréticas (capim-limão, cabelo de milho, quebra-pedra, boldo, carqueja, erva-doce e salsa).

Estes alimentos devem ser consumidos crus, já que o cozimento destrói sua vitalidade, enquanto o congelamento destrói a vitamina K. Assim, os sucos clorofilados (verdes) e desintoxicantes são excelentes para a saúde dos rins, mas precisam ser preparados no momento do seu consumo.

- Alimentos ricos em ômega-3 também são adequados para prevenir doenças renais. 

*Entre eles estão a semente de linhaça. A semente de linhaça de todas as oleaginosas, é a mais rica nesta família de poliinsaturados.

*Sementes germinadas de girassol, gergelim e abóbora podem ser também benéficas.
 
*Os peixes de água fria e o óleo de fígado de bacalhau são outras fontes indicadas. 

- Beber bastante líquido também é imprescindível. Entre as várias funções da água no nosso organismo, duas delas são manter o bom funcionamento dos rins e controlar a temperatura do corpo. Em lugares muito quentes, a água que deveria ir para os rins acaba sendo direcionada para as glândulas sudoríparas, e a pessoa transpira para manter o corpo na temperatura correta. É neste momento que os rins podem ficar com pouca água e micropartes sólidas podem começar a se depositar, formando os famosos cálculos renais.


 Fonte: Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...