terça-feira, 10 de junho de 2014

Tratando a Dor de Garganta

Hexamidina em spray

Efeito analgésico

Os medicamentos à base de hexamidina trazem benefício apenas durante o efeito da medicação, aliviando o sintoma.

Deve ter cuidado com o uso pelo fato de anestesiar a região, a pessoa pode forçar a garganta mais do que deveria por isso deve ser utilizado apenas para permitir que o paciente se alimente melhor.

Própolis

Possui ação anti-inflamatória que age diretamente na dor de garganta, mas não influencia na evolução da doença relacionada.

Gengibre

A raiz é um poderoso anti-inflamatório, o uso de substâncias com ação anti-inflamatória aliviam os sintomas e podem até reduzir sua intensidade, sem ocorrer a piora do quadro ao suspender seu uso.
O chá de gengibre e a bala feita com a raiz ajudam no alívio do sintoma, a bala, estimula a salivação, lubrificando as cordas vocais e melhorando a condição do local onde a agressão está ocorrendo.

Chás

As substâncias naturais com ação anti-inflamatória, como gengibre e o alho, reduzem o inchaço que costuma estar presente nos processos inflamatórios consequentes de infecções por vírus ou bactérias.

Obs.: O chá quente pode aumentar a inflamação da garganta, piorando a dor.

Maçã e frutas cítricas

Ricas em vitamina C, as frutas cítricas também são conhecidas por seu nutriente anti-inflamatório e antioxidante, muito importante no fortalecimento da imunidade e prevenção de doenças que poderiam levar à dor de garganta. 
As frutas cítricas aumentam a salivação e lubrificam as cordas vocais. Já a maçã ajuda no aquecimento e lubrificação das pregas vocais, sendo inclusive uma boa pedida para pessoas que estão roucas ou sem voz. 

Menta

A menta aumenta a salivação, dá sensação de frescor e age aliviando os sintomas do processo inflamatório do local.

Gargarejo

A hidratação local sempre melhora o processo de inflamação que ocorre nas agressões por agentes externos como vírus, bactérias ou processos alérgicos, por isso, o gargarejo com água morna é um opção para aliviar a dor de garganta e a até mesmo auxiliar no tratamento da doença.

O gargarejo com água muitas vezes auxilia em diminuir as placas de pus nas amígdalas.

O  gargarejo deve ser feito apenas com água, evitando misturas com própolis, mel, sal vinagre ou mesmo chás - usando esses ingredientes, você corre o risco de causar uma irritação na garganta. 

Fonte: Minha Vida

domingo, 8 de junho de 2014

Alimentos ricos em Vitamina E

Propriedades das Frutas

Alimentos ricos em Vitamina C

Alimentos com alto teor de Oxalato - Cálculos Renais

O oxalato de cálcio é um composto químico que forma cristais monoclínicos aciculares que ocorrem em diferentes quantidades na generalidade dos seres vivos. 

As pedras nos rins ou cálculos renais são formadas por depósitos de oxalato de cálcio. A pedra nos rins ou areia na urina ocorre devido a um desequilíbrio entre líquidos e substâncias sólidas dissolvidas na urina, esta fica sobrecarregada, formando cristais monoclínicos aciculares que não se dissolvem. 

Mudando alguns aspetos nos seus hábitos alimentares e na sua rotina, poderá prevenir a pedra nos rins. 

Lista de alimentos com alto teor de Oxalato: 

sábado, 7 de junho de 2014

Tratamento de Anemia - Aumentar absorção de Ferro

O ferro é um nutriente essencial, e sem ele, as células sanguíneas tem dificuldade em transportar o oxigênio para os músculos, que podem ficar facilmente fatigados.

Passos para aumentar a habilidade do corpo para absorver ferro.


Alimentos Ricos em Ferro

O corpo humano absorve o ferro basicamente de fontes alimentares. Para absorver o ferro, você deve consumir alimentos ou suplementos. Crianças pequenas, vegetarianos, mulheres grávidas e pessoas com certas doenças podem ter um risco maior para absorção pobre em ferro ou níveis baixos. Alguns alimentos são ricos em ferro e podem ser incorporados na dieta para aumentar a quantidade de ferro ingerida.


  • Coma carne e frutos do mar. A maioria das proteínas animais contém ferro, e carne vermelha é uma fonte especialmente boa de ferro nos alimentos.
  • Porções pequenas de proteína animal ingeridas regularmente podem ajudar a obter níveis saudáveis de ferro no sangue.

  • Experimente cozinhar ostras ou mexilhões - uma única porção pode ter o consumo diário recomendado para qualquer pessoa, exceto mulheres grávidas, que precisam de uma quantidade maior.
  • Carnes de órgãos, como fígado, pode também ser muito rica em ferro.

  • Coma legumes. Soja, feijão, lentilha, grão de bico, amendoim (e manteiga de amendoim) e outros legumes e grãos podem ser uma fonte saudável de ferro.
  • Uma xícara de feijão todo dia contém a quantidade suficiente de ferro para crianças e a maioria dos adultos.
  • Coma grãos fortificados. A maioria dos cereais matinais são fortificados com ferro. Em alguns casos, uma xícara de cereais contém a quantidade diária de ferro, mas nem todos os cereais são fortificados na mesma proporção.
  • Veja a quantidade de ferro em cereais, pães, massas e outros produtos para saber com precisão quantos miligramas você consome diariamente.
  • Coma verduras. Espinafre e outras verduras de cor verde-escura geralmente contém uma boa quantidade de ferro - 1/2 xícara de espinafre cozido pode ter até 1/3 da quantidade diária recomendada para crianças e adultos.

 Suplementos de Ferro


A quantidade necessária de ferro varia durante a vida e para homens e mulheres. Crianças pequenas, adolescentes em fase de crescimento, mulheres grávidas ou menstruadas têm necessidades maiores de ferro. Muitas crianças precisam de suplementos de ferro para conseguir a quantidade adequada. Pessoas anêmicas ou que tomam antiácidos também podem precisar de suplementos de ferro para garantir o consumo necessário.


  • Fale com um nutricionista sobre os suplementos de ferro. Algumas vezes eles são uma necessidade médica.
  • Na maioria dos casos, o consumo adequado de ferro pode ser conseguido por meio da dieta ou por um multivitamínico comum.
Mulheres grávidas tomando vitaminas pré-natais podem já estar recebendo suplementação de ferro.


  • Faça exames para deficiência de ferro. Na maioria dos casos, um simples exame de sangue pode dar informações imediatas sobre o nível de ferro e alertar sobre possíveis deficiências.
  • Para confirmar uma deficiência ou anemia, exames de sangue adicionais podem ser feitos. Eles podem ajudar a determinar se a deficiência é causada por consumo inadequado ou outra condição médica.
  • Veja as várias opções de suplemento disponíveis. Muitos suplementos de ferro estão disponíveis para comprar sem prescrição médica.
Dependendo da sua necessidade, uma única dose de suplemento pode ajudar a conseguir o consumo necessário. Saiba que os suplementos só são necessários para compensar a diferença entre seu consumo em alimentos e a necessidade de ferro.

Suplementos infantis geralmente necessitam de prescrição de médico ou pediatra.

Crianças pequenas geralmente precisam entre 7-11 mg/dia, e adultos e mulheres idosas precisam de aproximadamente 8 mg/dia, mulheres em período fértil precisam de 15-18 mg/dia, mulheres grávidas precisam de 27 mg/dia, e mulheres lactentes precisam de 9 mg/dia.

Veja suas necessidades específicas com um médico antes de tomar os suplementos.

Combine Vegetais Ricos em Ferro com Vitamina C

Até mesmo vegetarianos que comem grandes quantidades de vegetais e grãos fortificados ainda sofrem deficiência de ferro. A forma de ferro encontrada em plantas é mais difícil para o corpo absorver, mas combinar com comidas ou bebidas que contenham vitamina C pode aumentar os níveis de absorção.


  • Coma frutas tropicais com vegetais ricos em ferro. Goiaba, kiwi, mamão, abacaxi e manga são todos ricos em vitamina C e podem ajudar a absorver ferro de verduras, legumes ou cereais.

  • Combine verduras ricas em ferro com frutas cítricas. Laranja e toranja são ótimas fontes de vitamina C. Inteiras ou como suco, são úteis para aumentar a absorção de ferro.

  • Coma mais vegetais. Pimentão, brócolis, couve-rábano, batata doce, couve-flor e couve têm vitamina C e são fáceis de incorporar com outros vegetais ricos em ferro.

É possível consumir muito ferro ou ter acúmulo de ferro no corpo a um nível inseguro por doenças. Isso é chamado de sobredose de ferro ou hemocromatose e pode causar danos aos órgãos.


Fonte : wikihow
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