quinta-feira, 21 de abril de 2016

Ervas e Especiarias ricas em Antioxidantes que fazem bem a Saúde


Você sabia que algumas ervas e especiarias contêm uma variedade maior de alguns dos mais potentes antioxidantes do que qualquer outro alimento?
 
Acrescentando quantidades generosas de ervas e especiarias em suas refeições, você pode transformar algo comum e sem graça em algo com um sabor extraordinário e bom para seu corpo.

Todas as vezes que você adiciona sabor a suas refeições com ervas e condimentos, você reforça seu alimento sem adicionar nenhuma caloria.

Muitas ervas e especiarias tem uma atividade antioxidante maior do que muitas frutas e verduras, algumas especiarias como cravo, açafrão, canela têm de 10 a 50 vezes mais antioxidantes medidos pelo valor de capacidade de absorção de oxigênio (em relação ao peso) se comparados a mirtilos.

Os benefícios dos antioxidantes em especiarias incluem uma poderosa proteção contra muitas doenças graves, como câncer, doenças cardíacas, diabetes, artrite, degeneração muscular, doença de Alzheimer e envelhecimento.

Ervas e especiarias adicionam um sabor extra e, quando combinados com outros alimentos nutritivos, realmente aumentam exponencialmente os antioxidantes naturais, os fitonutrientes e o poder anti-inflamatório dos alimentos.

Além de serem super antioxidantes, as ervas e especiarias também:

- Ajudam na Queima de Gordura e Aumento do Metabolismo – muitas ervas e especiarias são termogênicas, ou seja, elas ajudam naturalmente a aumentar o metabolismo, em parte porque eles são nutrientes densos.

- Ajudam a Estabilizar o Açúcar no Sangue – Algumas especiarias também são boas para regular o açúcar no sangue e controlar a insulina – Quando seu nível de açúcar no sangue estiver controlado, você queimará mais gorduras e não vai estocar as calorias causando o excesso de peso.

- Possui Propriedades Anti-inflamatórias – Estudos científicos mostram que as ervas e especiarias podem funcionar tão bem quanto ou até melhor que alguns medicamentos que combatem inflamações e sem causar os efeitos colaterais dos medicamentos.

- Anti-bacteriano, anti-viral e anti-fúngico – Muitas ervas e temperos tem propriedades que, efetivamente, matam agentes patogênicos perigosos, como vírus, bactérias e fungos. As propriedades naturais desses alimentos atuam contra muitos micro-organismos, que são resistentes a medicamentos convencionais.

9 das ervas e especiarias mais potentes que você deve comer:


1. Manjericão 

O manjericão é uma erva anti-inflamatória muito eficaz com benefícios extraordinários de cura para a artrite, alergias e doenças inflamatórias do intestino, entre outros. Além disso, manjericão ajuda a matar as bactérias nocivas que causam intoxicação alimentar incluindo: Listeria, Staphylococcus e E. coli O: 157: H 7.

O manjericão é também uma excelente fonte de beta-caroteno, um poderoso antioxidante que previne danos causados por radicais livres. Os radicais livres são a principal causa de doenças cardíacas, câncer e muitos outros problemas graves de saúde, assim como o envelhecimento. Por causa de sua cor verde escura, ele é uma excelente fonte de vitamina K, cálcio e magnésio, o que é muito bom para os ossos. Além de também ser uma ótima fonte de ferro, magnésio, vitamina C e potássio. Use em seus alimentos tanto o manjericão fresco quanto o seco em porções generosas para maximizar seus benefícios.

2. Canela 

Esta antiga especiaria tem um dos mais altos níveis de antioxidantes entre os temperos.

A canela é altamente eficaz em ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que o torna muito eficiente para aqueles com diabetes (tipo 1 e tipo 2), apenas duas colheres de chá por dia reduz os níveis de açúcar no sangue de 20 a 30%, assim como reduz o colesterol LDL e o triglicérides. A canela também tem potentes propriedades anti-inflamatórias, e ajuda a aliviar a dor e rigidez nos músculos e articulações, incluindo artrite. Além de ter um efeito positivo sobre a função cerebral. Cheirar ou mascar chiclete sabor canela, pode, eventualmente, ajudar a melhorar a memória e a atenção. Ela ainda reduz a inflamação nos vasos sanguíneos que conduz à aterosclerose e doenças do coração e tem propriedades antifúngicas e antibacterianas.

Tente colocar canela em seus smoothies, receitas assadas saudáveis, misture com frutas ou no seu chá.

3. Cravos da Índia

Os cravos têm um sabor único, doce e picante, mas também são um poderoso remédio natural. Eles tem fortes ingredientes anti-sépticos e germicidas que ajudam a combater infecções, aliviar problemas digestivos e as dores de artrite. Um dos benefícios mais conhecidos dos cravos é o alívio de dor de dente e gengiva. Os cravos tem o maior nível de antioxidantes entre todas as especiarias.

O óleo de cravo mata as bactérias e é muito eficaz quando aplicado a arranhões, cortes, infecções fúngicas, pruridos, picadas de coceira, queimaduras ou feridas. Cravos também aliviam problemas digestivos como gases, indigestão, náuseas e vômitos. E ainda eliminam parasitas nocivos, bactérias e fungos no aparelho digestivo. O óleo de cravo mata as bactérias e é muito eficaz quando aplicado em arranhões, cortes, infecções fúngicas, pruridos, picadas de insetos, queimaduras ou feridas. O cheiro de cravo também ajuda a estimular a criatividade mental.

O cravo da índia pode ser um ótimo e saudável complemento para chás quentes.

4. Cominho

O cominho é outro tempero que é especialmente rico em antioxidantes, ele é conhecido por ser especialmente bom para a digestão. Ele estimula a vesícula biliar e pâncreas a secretar enzimas e bile que quebram os alimentos em nutrientes utilizáveis pelo seu corpo. O cominho também ajuda a desintoxicar o corpo, e é altamente eficaz para doenças respiratórias, como asma e bronquite.

O cominho, assim como a canela, ajuda a manter estável os níveis de açúcar no sangue, o que significa que o cominho é ótimo para diabéticos e pré-diabéticos, e isso significa menos chance de ganho de peso e excesso de gordura corporal. O cominho tem provado que funciona tão bem quanto alguns remédios para diabéticos que são comumente usados na regulação de insulina e glicogênio. O cominho também é uma ótima fonte de ferro e vitaminas C e A e fortalece o sistema imunológico.

5. Açafrão 

O pigmento amarelo-laranja do açafrão, a curcumina, é o principal ingrediente ativo neste super-tempero. Os benefícios anti-inflamatórios da curcumina são comparáveis aos de medicamentos como a hidrocortisona e a medicamentos anti-inflamatórios, como Advil e Motrin. Mas, diferente dos medicamentos, o açafrão não é tóxico.

A curcumina é mais eficaz para abrandar o desenvolvimento de doença de Alzheimer do que muitos medicamentos, uma vez que diminui a inflamação e oxidação no cérebro. Este tempero também acelera o tempo de recuperação em casos de derrame.O açafrão e a sua substância ativa, a curcumina, também são altamente eficazes contra doenças como, por exemplo, as irritações no intestino, úlceras, doença de Crohn e artrite. O açafrão também melhora a função hepática, reduz a homocisteína e previne doenças cardíacas.

E o mais importante, a curcumina é uma das especiarias mais potentes anti-câncer, ela ajuda a protegê-lo. A curcumina e seus derivados estão sendo estudados em tratamentos alternativos contra o câncer.

6. Alecrim 

O alecrim contém ingredientes ativos que são antioxidantes potentes, bem como agentes anti-inflamatórios. Ele é conhecido por melhorar a concentração, aumentar a memória e aliviar a depressão. O alecrim também fortalece o sistema imunológico, melhora a circulação, estimula a digestão e combate o câncer.

O alecrim é altamente eficaz para problemas respiratórios como asma, congestão no peito, e as infecções respiratórias. O alecrim acrescenta um delicioso sabor, além de também ajudar na digestão, estimulando a vesícula a liberar a bile. O alecrim vai proteger seu organismo contra toxinas cancerígenas nocivas e prevenir o câncer de cólon, estômago, mama e câncer de pulmão.

7.Gengibre

O gengibre é muito poderoso para sua saúde! Ele contém mais de 25 antioxidantes diferentes, o que o torna extremamente eficaz no combate aos radicais livres em diferentes sistemas do corpo. O gengibre é muito conhecido pela sua capacidade de reduzir náuseas e vômitos, bem como enjoos. Na verdade, o gengibre pode até ser mais eficaz que Dramin, um dos medicamentos mais comuns usados para enjoo. E como ele não apresenta os efeitos colaterais dos remédios, é ótimo para combater as náuseas na gravidez. Estudos mostram que apenas 1 grama de gengibre antes de cirurgias é mais eficaz que a maioria da medicação padrão anti-náusea dada para a náusea e vômitos pós-cirúrgica.

O gengibre é também um remédio calmante para dores de garganta causadas por gripes e resfriados por causa de suas propriedades antivirais. O gengibre também ajuda no combate a tosse e é um eficaz expectorante. Experimente um chá feito com água quente, algumas fatias de gengibre e uma pequena quantidade de mel e limão para aliviar os sintomas quando você está doente.

O gengibre é um anti-inflamatório tão forte que ajuda a reduzir a dor e edema (inchaço) da artrite, além de dores musculares. O gengibre também combate o câncer, reduz o colesterol e previne os coágulos de sangue que levam a acidentes vasculares cerebrais ou doenças cardíacas. Eu gosto de usar uma fatia de raiz de gengibre em meus chás quentes e, às vezes, em meus chás gelados! Eu tomo 3 dedos de gengibre por dia, uma vez que não é tão frequente usá-lo em pratos como algumas outras especiarias.

8. Orégano

Esta erva contém um tipo de óleo que age como anti-bacteriano, anti-fúngico e anti-viral muito potentes e ainda contém ácido rosmarínico (também encontrado no alecrim). Esse óleo tem sido utilizado para tratar desde uma enorme gama infecções bacterianas e virais até parasitas e infecções fúngicas persistentes. Embora o óleo de orégano seja mais frequentemente usado para fins medicinais, a própria erva pode fornecer muitos dos mesmos benefícios quando consumida regularmente.

O orégano também alivia inflamações internas e externas e pode oferecer alívio para alergias e dores, sem causar efeitos colaterais. O orégano possui um nível elevado de antioxidantes.

9. Tomilho

O princípio ativo do tomilho é conhecido no tratamento de bronquite, dores de garganta, congestão no peito, laringite e asma. O tomilho é muito eficaz e, frequentemente, usado como um dos ingrediente em pastilhas para a tosse e enxaguantes bucais para tratar inflamações e infecções. Ele também é eficaz como calmante para aliviar a gastrite, indigestão e cólicas.

O tomilho ajuda a prevenir o câncer, melhorar a memória, tratar a doença de Alzheimer, acalmar os nervos e aliviar a depressão, pesadelos e insônia. Uma nova descoberta interessante sobre tomilho mostra que, na verdade, ele aumenta a quantidade de DHA (um ingrediente importante em ácidos graxos ômega 3) no cérebro, coração e células renais.

Aqui estão alguns outros benefícios para a saúde de algumas das mais populares ervas e especiarias:

- Alecrim, açafrão, gengibre e manjericão são poderosos anti-inflamatórios.

- Cominho, açafrão e sálvia ajudam a combater a demência.

- Cominho, coentro e canela ajudam a regular a insulina e os níveis de açúcar no sangue, auxiliando a perda de gordura.

- Capim-limão, noz-moscada, louro e açafrão têm efeitos calmantes.

- Alho, semente de mostarda, hawthorne (fruto de uma planta da família das rosas) e chicória são excelentes para o coração.

- Manjericão e tomilho ajudam a sua pele a ficar mais macia e suave.

- Alho, manjericão, canela, tomilho, açafrão e gengibre impulsionam o sistema imunológico.

- Coentro e alecrim, podem ajudar a combater a depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...