quarta-feira, 19 de abril de 2017

Biribiri em excesso faz mal para os Rins



O fruto biri-biri ou biribiri, bilimbi, bilimbino, biri-biri, amarela de caramboleira, azedinha ou limão caiena, pertence à família das Oxalidacae, espécieAverrhoa bilimbi.

O fruto é muito cultivado em países tropicais, geralmente são cilindros e podem medir de 4 a 10 cm.

Por ser muito azedo é utilizado na produção de vinagre, picles, geleias e no preparo de pratos no sul da Índia.

Na medicina alternativa é utilizado para tratamento de hiperlipidemia, hipertensão e diabetes por diferentes comunidades, além do uso local nas picadas de criaturas venenosas.

Atualmente o biri-biri vem fazendo bastante sucesso no Brasil, porém o uso deve ser feito com cautela, pois por ser rico em oxalato, tomar grande quantidade do suco de Biri biri pode provocar lesão renal aguda, dores lombares, soluços e diarreia.

Os níveis de ácido oxálico, é tão alto que chega em torno de 857 mg a 1000 mg/100 g do fruto podendo até remover ferrugem e dar brilho em metais.

A intoxicação por oxalato proveniente deste fruto, aparentemente é rara podendo ocorre se o consumo for maior que quantidade de suco ingerida diariamente for de 400 ml/dia.

Outro fruto que devemos ter muito cuidado no consumo é Carambola, este fruto também tem níveis muito elevados de oxalato livre e pode provocar lesão nos rins em pacientes com função renal prévia normal e em pacientes com doença renal crônica pré-existente.

O oxalato é uma nefrotoxina bem conhecida e está presente em grandes quantidades em certos frutos, vegetais e castanhas.

Ingerido em jejum, sem a presença de cálcio, os sais solúveis de oxalato são absorvidos rapidamente e se depositam nos túbulos e células tubulares renais, provocando lesão renal aguda ou acentuando uma doença renal crônica preexistente.

As lesões provocadas pelo oxalato nos rins ocorrem diretamente nos túbulos, provocando obstrução e dilatação, além de reações inflamatórias nos locais onde se deposita.

Portanto devemos ter cuidado na ingestão do suco de biribiri especialmente portadores de doenças renais, e quando fizer o uso do suco não associar com anti-inflamatórios que já tem grande potencial de prejudicar os rins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...