domingo, 2 de agosto de 2015

Alimentos e Sucos Ricos em Ferro e Vitamina C que Combate a Anemia

A anemia é uma doença causada pela deficiência de ferro no organismo sendo caracterizada pela deficiência no tamanho ou no número de células sanguíneas (glóbulos vermelhos) ou ainda, na quantidade de hemoglobina (pigmento) que elas contêm, trazendo como conseqüência a limitação das trocas de oxigênio e gás carbônico entre o sangue e as outras células do nosso corpo.

É desencadeada por vários fatores sendo os principais : 
  • Baixa ingestão de alimentos ricos em nutrientes necessários para a produção dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico
  • Perda excessiva de sangue por hemorragia, menstruação intensa ou verminoses
  • Anormalidades genéticas
  • Aumento das necessidades de nutrientes em determinadas fases, como infância e adolescência (em função do crescimento e desenvolvimento corporal), gestação e amamentação.
Dentre os fatores citados, os tipos mais comuns de anemia são as desencadeadas pela deficiência de nutrientes; sendo que dessas, cerca de 90% ocorrem devido à baixa ingestão de alimentos ricos em ferro.

O consumo de alimentos ricos em ferro é importante em todas as fases da vida, mas em especial para as gestantes, para bebês e para os idosos pois eles possuem uma necessidade maior de ferro no organismo. Da mesma forma as mulheres em idade fértil possuem uma maior necessidade de ferro que os homens, pois elas perdem-no durante a menstruação.

Consumir diariamente alimentos ricos em ferro é a melhor forma de combater a anemia, mas é preciso ter o cuidado de comê-lo moderadamente e de forma contínua, pois o excesso de ferro no organismo pode gerar sintomas como alterações hormonais, cirrose e insuficiência cardíaca.

Alimentos ricos em vitamina C, quando consumidos juntamente com alimentos vegetais ricos em ferro aumentam a absorção desse mineral. A maioria dos legumes e muitas frutas são excelentes fontes de vitamina C. 

As principais fontes: 
  • Alimentos verdes como : brócolos, couve de bruxelas, couve- flor e couves 
  • Hortaliças como : pimento, tomate, ervilhas
  • Frutas ricas em vitamina c : citrinos (laranja, limão, tangerina, toranja), goiaba, kiwi, morango, mamão
  • O uso de panelas e recipientes de ferro também contribui para aumentar a ingestão de ferro.
Cálcio diminui a absorção de Ferro

Os alimentos ricos em  cálcio dificultam a absorção de ferro, já que ambos entram nas células pelo mesmo mecanismo de ação.

Sucos  Repositores de Ferro

Suco de couve com maracujá

É necessário 4 folhas de couve, 3 maracujás, 1 Limão, Água e Mel.

Pique a couve e coloque no liquidificador para bater junto com o maracujá, a água e algumas gotas de limão. Adoce com mel.

Suco de cenoura e kiwi

Os ingredientes necessário será ½ cenoura, 1 kiwi, 1 copo de água de coco e Mel.

Junte os ingredientes e bater tudo no liquidificador, coar, adoce com o mel e saboreie está delicia rica em ferro.

Aprenda Fazer o Chá Depurativo - Suco de Inhame e Plantas Depurativas


As propriedades medicinais do Inhame está no poder desintoxicante e depurativo, ou seja, é capaz de eliminar toxinas do sangue e dos intestinos. Por isso é recomendado no tratamento de muitas doenças, principalmente o reumatismo em geral, a artrite, o ácido úrico, as inflamações em geral, em todas as infecções, viroses e micoses


Até bem pouco tempo era utilizado o elixir de inhame no tratamento de sífilis, com bons resultados. Ele tem propriedade importante de restaurar e de manter o sistema imunológico saudável e resistente.

Suco de inhame

Ingredientes

1 inhame pequeno ou metade de um médio da variedade conhecida como japonês ou paulista .
Meio litro de água.
Se quiser adoçar, use mel ou açúcar mascavo.

Preparo

Esprema o limão, pique o inhame e a maçã.
Bata tudo no liquidificador e sirva com ou sem gelo.
O suco pode ser consumido diariamente. 



Alimentos e plantas com propriedades depurativas

Hortaliças

  • Agrião • Suco diluído em água. Tomar 2 xícaras ao dia.
  • Alho • Amassar 3 dentes de alho e deixá-los de molho durante 6 horas. Tomar 3 xícaras ao dia.
  • Cebola • Suco diluído em água e combinado com limão. Tomar 2 xícaras ao dia.
  • Inhame • Utilizar nas refeições cozido em água e temperado com azeite de oliva e sal.
  •  Pepino - Suco diluído em água. Tomar 250 ml de manha, em jejum.
  • Salsa • Chá da raiz (30 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras, ao dia.
 Frutas
  • Abacaxi • Refeições exclusivas 3 vezes por semana.*
    Maçã • Refeições exclusivas 3 vezes por semana.*
  • Pêra • Refeições exclusivas 3 vezes por semana.*
  • Uva • Refeições exclusivas 3 vezes por semana.*

Plantas
  • Carqueja • Chá das folhas (40 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia.
  • Confrei • Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia.
  • Chapéu-de-couro • Chá das folhas (30 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia.
  • Dente-de-leão • Suco diluído em água. Tomar 1 xícara, ao dia.
  1. • Chá das folhas (30 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
  2. • Utilizar em refeições na forma de saladas cruas.
  • Sabugueiro – Chá das folhas (30 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
  • Salsaparrilha • Chá das folhas (30 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.
  • Sucupira • Chá das raízes (20 g para 1 litro de água). Tomar 3 xícaras ao dia.
  • Tanchagem • Chá das folhas (30 g para 1 litro de água). Tomar 4 xícaras ao dia.