sábado, 7 de junho de 2014

Tratamento de Anemia - Aumentar absorção de Ferro

O ferro é um nutriente essencial, e sem ele, as células sanguíneas tem dificuldade em transportar o oxigênio para os músculos, que podem ficar facilmente fatigados.

Passos para aumentar a habilidade do corpo para absorver ferro.


Alimentos Ricos em Ferro

O corpo humano absorve o ferro basicamente de fontes alimentares. Para absorver o ferro, você deve consumir alimentos ou suplementos. Crianças pequenas, vegetarianos, mulheres grávidas e pessoas com certas doenças podem ter um risco maior para absorção pobre em ferro ou níveis baixos. Alguns alimentos são ricos em ferro e podem ser incorporados na dieta para aumentar a quantidade de ferro ingerida.


  • Coma carne e frutos do mar. A maioria das proteínas animais contém ferro, e carne vermelha é uma fonte especialmente boa de ferro nos alimentos.
  • Porções pequenas de proteína animal ingeridas regularmente podem ajudar a obter níveis saudáveis de ferro no sangue.

  • Experimente cozinhar ostras ou mexilhões - uma única porção pode ter o consumo diário recomendado para qualquer pessoa, exceto mulheres grávidas, que precisam de uma quantidade maior.
  • Carnes de órgãos, como fígado, pode também ser muito rica em ferro.

  • Coma legumes. Soja, feijão, lentilha, grão de bico, amendoim (e manteiga de amendoim) e outros legumes e grãos podem ser uma fonte saudável de ferro.
  • Uma xícara de feijão todo dia contém a quantidade suficiente de ferro para crianças e a maioria dos adultos.
  • Coma grãos fortificados. A maioria dos cereais matinais são fortificados com ferro. Em alguns casos, uma xícara de cereais contém a quantidade diária de ferro, mas nem todos os cereais são fortificados na mesma proporção.
  • Veja a quantidade de ferro em cereais, pães, massas e outros produtos para saber com precisão quantos miligramas você consome diariamente.
  • Coma verduras. Espinafre e outras verduras de cor verde-escura geralmente contém uma boa quantidade de ferro - 1/2 xícara de espinafre cozido pode ter até 1/3 da quantidade diária recomendada para crianças e adultos.

 Suplementos de Ferro


A quantidade necessária de ferro varia durante a vida e para homens e mulheres. Crianças pequenas, adolescentes em fase de crescimento, mulheres grávidas ou menstruadas têm necessidades maiores de ferro. Muitas crianças precisam de suplementos de ferro para conseguir a quantidade adequada. Pessoas anêmicas ou que tomam antiácidos também podem precisar de suplementos de ferro para garantir o consumo necessário.


  • Fale com um nutricionista sobre os suplementos de ferro. Algumas vezes eles são uma necessidade médica.
  • Na maioria dos casos, o consumo adequado de ferro pode ser conseguido por meio da dieta ou por um multivitamínico comum.
Mulheres grávidas tomando vitaminas pré-natais podem já estar recebendo suplementação de ferro.


  • Faça exames para deficiência de ferro. Na maioria dos casos, um simples exame de sangue pode dar informações imediatas sobre o nível de ferro e alertar sobre possíveis deficiências.
  • Para confirmar uma deficiência ou anemia, exames de sangue adicionais podem ser feitos. Eles podem ajudar a determinar se a deficiência é causada por consumo inadequado ou outra condição médica.
  • Veja as várias opções de suplemento disponíveis. Muitos suplementos de ferro estão disponíveis para comprar sem prescrição médica.
Dependendo da sua necessidade, uma única dose de suplemento pode ajudar a conseguir o consumo necessário. Saiba que os suplementos só são necessários para compensar a diferença entre seu consumo em alimentos e a necessidade de ferro.

Suplementos infantis geralmente necessitam de prescrição de médico ou pediatra.

Crianças pequenas geralmente precisam entre 7-11 mg/dia, e adultos e mulheres idosas precisam de aproximadamente 8 mg/dia, mulheres em período fértil precisam de 15-18 mg/dia, mulheres grávidas precisam de 27 mg/dia, e mulheres lactentes precisam de 9 mg/dia.

Veja suas necessidades específicas com um médico antes de tomar os suplementos.

Combine Vegetais Ricos em Ferro com Vitamina C

Até mesmo vegetarianos que comem grandes quantidades de vegetais e grãos fortificados ainda sofrem deficiência de ferro. A forma de ferro encontrada em plantas é mais difícil para o corpo absorver, mas combinar com comidas ou bebidas que contenham vitamina C pode aumentar os níveis de absorção.


  • Coma frutas tropicais com vegetais ricos em ferro. Goiaba, kiwi, mamão, abacaxi e manga são todos ricos em vitamina C e podem ajudar a absorver ferro de verduras, legumes ou cereais.

  • Combine verduras ricas em ferro com frutas cítricas. Laranja e toranja são ótimas fontes de vitamina C. Inteiras ou como suco, são úteis para aumentar a absorção de ferro.

  • Coma mais vegetais. Pimentão, brócolis, couve-rábano, batata doce, couve-flor e couve têm vitamina C e são fáceis de incorporar com outros vegetais ricos em ferro.

É possível consumir muito ferro ou ter acúmulo de ferro no corpo a um nível inseguro por doenças. Isso é chamado de sobredose de ferro ou hemocromatose e pode causar danos aos órgãos.


Fonte : wikihow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...