quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

9 Benefícios do Vinho e Como Escolher o Vinho


A Celebração do Natal é a data mais importante para os Cristãos, um momento para lembrar o amor e nascimento de Cristo.

A Ceia de Natal é celebrada no dia 24 á noite virando para o dia 25 de dezembro, feita após um jantar com vários alimentos típicos de Natal.

O vinho fez parte da história de Cristo e é um alimento antigo 5000 a.c que faz parte da cultura de vários povos, desde então existe uma variedade grande de uvas e vinhos.

O vinho é um dos alimentos que representa o Natal, simbolizado pelo alimento que Jesus usou na santa ceia junto com o pão.

O vinho também aparece na bíblia na realização de um milagre onde Jesus transformou água em vinho.

Por isso o vinho é um dos alimentos que simboliza o Natal e as festas Cristãs.

Os vinhos devem ser usados com moderação e sem adição de açúcar traz benefícios a saúde quando consumido uma taça de até 250ml.

Quer saber qual é o melhor vinho?

Muito compram pela marca e tradição, mas todos nós sabemos que cada pessoa tem um paladar diferente e tem sua preferencia: seco, suave e doce a ainda tinto ou branco.

Assim, o vinho perfeito para alguém é o vinho preferido de cada um.

A ocasião também é muito importante na regra geral vinhos tintos com carnes escuras e vinhos brancos com carnes brancas.

Os vinhos mais caros do mundo já foram vistos como os melhores, mas hoje é comum achar vinhos bons com preços populares como brasileiros, chilenos, argentinos e até importados.

Na média os vinhos sem adição de açúcar tem 60kcal a cada 100ml e são saudáveis deguste apenas um taça por dia.

Benefícios do vinho

História e origens do vinho

O vinho é a bebida alcoólica mais antiga do mundo. Ele nasceu provavelmente no Oriente Médio entre 4000 e 7000 aC.

Diz-se que um dia um homem andando por acaso encontrou um frasco em que preservou as uvas e bebeu seu conteúdo.

E então nasceu o vinho. Com o tempo, ele foi para as margens do Mediterrâneo.

Os romanos, que eram excelentes produtores de vinho plantavam em todos os territórios conquistados.

Mas são os gauleses que inventaram o barril, ele está gradualmente substituindo os frascos em que o vinho foi transportado.

Os 9 benefícios do vinho

Embora ninguém conteste os danos causados pelo álcool, no entanto, os benefícios do vinho são objeto de numerosos estudos á muito tempo.

O vinho é, de fato, um produto muito complexo, que incluiu mais de trezentos compostos aromáticos - esse recurso poderia explicar os seus muitos benefícios à saúde.

Embora é muito pobre em vitaminas, não deixa de ser rico em polifenóis , em flavonóides e taninos, que, recentemente, foi reconhecido a sua importância.

1. Contra Doenças Cardiovasculares

Beber vinho é conhecido por diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares , graças às polifenóis (um grupo de moléculas produzidas pelas plantas principalmente conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes) naturalmente presentes nas uvas no estado de fruta e no álcool durante a fermentação.

2. Reduz O Risco De Depressão

De acordo com um estudo espanhol, beber vinho pode reduzir o risco de depressão .

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebem vinho em pequenas quantidades, são menos propensas à depressão do que os abstêmios.

Esta força é ligada à presença de compostos não-alcoólicas, tais como o resveratrol e outros compostos fenólicos que têm efeitos protetores em certas áreas do cérebro .

No entanto Cuidado: ter uma mão pesada sobre a bebida vai tornar você "ainda mais deprimida". O excesso de álcool não é recomendado!

3. Longevidade

Quem bebe vinho pode viver por mais tempo! É o que diz um estudo finlandês publicado em “O Gerontological Society of America”, os consumidores de vinho têm uma taxa de mortalidade 34% menor do que aqueles que bebem a cerveja ou bebidas espirituosas.

4. Retarda O Declínio Cognitivo

O vinho retarda várias células no contexto de doenças neurodegenerativas. Na verdade, de acordo com um estudo da Universidade Columbia, a função cerebral diminui a um ritmo significativamente mais rápido entre os não-bebedores do que para os bebedores moderados de vinho.

5. Bom para a Vista

Você sabia que o vinho pode ajudar a proteger a sua visão? De acordo com pesquisa da Universidade de Washington, beber uma quantidade moderada de vinho pode oferecer uma proteção natural contra a degeneração macular (enfraquecimento das capacidades visuais em idosos) e até mesmo contra distúrbios oculares que podem levar a cegueira (perda de visão).

6. Contra a Diabetes

Um estudo publicado no Diabetes Care em 2005, diz que os bebedores moderados de vinho sem adição de açucar têm 30% menos risco do que os abstêmios de desenvolver diabetes tipo 2.

7. Reduz o Risco de Câncer de Cólon

Um estudo realizado pela Universidade de Stony Brook , diz que o consumo moderado de vinho (especialmente o vinho tinto ) reduziria o risco de câncer de cólon em 45%, esse risco é dobrado em pessoas que bebem outras bebidas ou cerveja .

8. Impede o Desenvolvimento de Células Tumorais

Vinho tinto contém um antibiótico natural: o resveratrol . Esta molécula bloqueia a proliferação de células malignas de certos tipos de câncer. Ele contém a mais do que outros, pois, é fermentado com cascas da uva, onde se concentra apenas resveratrol.

9. Contra a Obesidade

Alguns estudos afirmam também que o vinho (especialmente vermelho) têm propriedades interessantes contra a obesidade.

O resveratrol, que já mencionamos, seria a fonte deste benefício: um estudo sobre primatas mostra que impediria, de fato, o ganho de peso.

Conclusão

É importante notar que estes efeitos benéficos foram observados em áreas onde as pessoas comem um monte de frutas, legumes, peixes e ácidos graxos insaturados.

Assim, embora uma pequena quantidade de vinho parece ser bom para a saúde, cuidado no entanto para não cair na embriaguez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...