sábado, 23 de novembro de 2013

Pele Bonita -Betacaroteno - Precursor da Vitamina A

O que é betacaroteno?

É um precursor da vitamina A encontrado em vários vegetais, como a própria cenoura, abóbora, manga, melão e pêssego.

A conversão de betacaroteno em vitamina A é realizada na parede do intestino delgado. Ele tem um importante papel na prevenção de doenças, pois atua como antioxidante (neutraliza os radicais livres) aumentando a imunidade. Também funciona como componente dos pigmentos visuais responsáveis pela recepção de luz na retina dos olhos (auxilia a visão noturna) e proporciona elasticidade à pele, brilho aos cabelos, fortalece as unhas e atua no metabolismo das gorduras.

QUANTO COMER PARA SE BENEFICIAR

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o consumo de 3 a 5 porções de verduras e legumes por dia. Essas porções podem ser medidas com 1 xícara de legume cru ou 1/2 xícara de legume cozido. Entre elas, a cenoura é uma que não pode faltar. Segundo a nutricionista Helena Novaretti, professora da Unifesp, “uma pessoa adulta precisa consumir 250 g de cenoura, cozida ou crua, por semana para atingir a quantidade de vitamina A necessária ao seu organismo. Isso equivale a duas cenouras médias por semana”.

ORGÂNICOS EM PAUTA

Um estudo realizado na Universidade de Agricultura de Varsóvia mostra que não há diferença significante do betacaroteno entre a cenoura orgânica e aquela cultivada pelo método convencional. O cálcio, potássio e magnésio, também, são encontrados nas mesmas quantidades nas duas cenouras analisadas.

“A única diferença é que os vegetais orgânicos, além de estarem livres de agrotóxicos, são bem mais saborosos”, diz Ligia dos Santos. Ela também explica que, antes de descascar o legume, o ideal é fazer uma limpeza para eliminar micro-organismos.

EM DETALHES 
Em 100 gramas do vegetal podemos encontrar:

Calorias 43 kcal
Gorduras 0,19 g
Carboidratos 10,14 g
Fibras 3,00 g
Proteínas 1,03 g
Sódio 35 mg
Potássio 323 mg
Cálcio 27 mg
Ferro 0,5 mg
Zinco 0,2 mg
Vitamina A 12.000 UI
Vitamina C 9 mg
Vitamina E 0,46 mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário