domingo, 11 de setembro de 2016

Suplementos para praticantes de atividade física - Energéticos, Aminoácidos, Proteínas, Precursores Hormonais e Queimadores


Os suplementos são ricos em nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo, as proteínas por exemplo exerce papeis importantes na função estrutural, os aminoácidos favorece o ganho, o desenvolvimento e recuperação da massa muscular, garantindo o anabolismo corporal, os carboidratos  são fonte de energia adicional para realização de atividade física, evitando diminuição dos níveis de carboidratos presentes no organismo chegue a níveis extremante baixo.

Carboidratos para uso Pré-Treino - Energia Adicional

  • Maltodextrina - Carboidrato de absorção gradativa ideal pra treinos intenso e prolongado. Deve ser usado antes e durante os treinos pois propicia um aumento dos estoques de energia adiando o inicio da fadiga. Ameniza a perda muscular e evita a hipoglicemia, comum em atividades desgastantes que exigem maior produção energética.
  • Dextrose - Rica fonte de carboidrato que fornece energia instantânea para o corpo, evitando que as proteínas não se desvie de suas funções como a construção dos tecidos musculares. É ideal para exercícios intensos e de longa duração. Usar antes e durante o treinamento.
  • Ribose - Açúcar simples que inicia o processo metabólico para produção de ATP, a Ribose melhora a disponibilidade de energia para as células. Deve ser usado antes dos treinos.

Hipercalóricos - Ganho de Peso


Os hipercalóricos contem carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais que são essenciais para o funcionamento normal do metabolismo do nosso corpo durante a realização da atividade física. É indicado para quem está iniciando atividades físicas e quer ganhar peso. Pessoas que praticam grande quantidades de treinos consumindo assim muita energia deve fazer o uso para evitar perda de peso. Hipercalóricos associados a atividades físicas e boa alimentação ajudam no processo de ganho de massa muscular, peso e suprem as necessidades de energia.

Modo de usar : Consumir no minimo 2 porções ao dia. Sendo a 1ª porção 1h antes do treino e a 2ª porção 1 h após o treino.

Proteínas e Aminoácidos - Ganho de Massa Magra, Força e Resistência

  • BCAA - É composto por três aminoácidos essenciais : a Leucina, a Isoleucina e a Valina. Estes não são produzidos pelo nosso organismo e devem ser adquiridos por meio da dieta. No músculo estes aminoácidos são fonte de energia durante o estresse metabólico, causado durante as atividades físicas. Os BCAAs promovem a síntese proteica no pós treino e diminuem a perda de proteínas durante o período do treino, retarda a fadiga e recupera o músculo.
Atributos do BCAA: 
  1. Promove o anabolismo proteico muscular.
  2. Diminuição da fadiga central por aumentar o Triptofano livre no sangue. 
  3. Auxilio na secreção de insulina e recuperação da lesão muscular induzida pelo exercício intenso
  4. Aumento da massa muscular
  5. Estimula a liberação de hormônios como a Insulina, diminuindo a perda muscular.
Seu uso deve ser feito antes (1200mg) e após o treino (1200mg).


  • NO2- Oxido Nitrico -  Alguns aminoácidos (Arginina) são precursores do NO, que é um gás formado a partir de uma reação química no corpo promovendo a vasodilatação que resulta em um aumento da perfusão no músculo, que está associado a uma melhora da função contráctil e diminuição da fadiga muscular. Promove o relaxamento muscular, permite uma maior irrigação sanguínea e maior nutrientes e oxigênio para os músculos. É usado antes do treino para otimizar o crescimento muscular.
  • Creatina - Composto derivado de aminoácidos, obtido por meio da síntese pelo organismo ou por fonte dietética. No nosso organismo é produzida a partir da Arginina, Glicina e Metionina. Sua função e o aumento da força e explosão muscular. Dentro das células é utilizada como reserva de energia para exercícios de alta intensidade e curta duração exercendo papel importante na manutenção da potencia muscular. Com a suplementação de Creatina a reserva energética é ampliada, intensificando o desempenho físico e o desenvolvimento de fibras musculares. 
Fonte natural de creatina : Carne vermelha e Peixe.

Dever ser usada com cautela por reter líquidos, prejudicando a função renal.

Dose recomendada por dia é de 3 gr por dia, antes do treino.

  • Albumina - Proteína encontrada no clara do ovo, rica em aminoácidos essenciais, BCAA.  Tem absorção lenta por isso deve ser usada a noite antes de dormir. A albumina mantem a massa muscular e evita a perda (degradação muscular). Ajuda na produção de energia corporal para manutenção das funções vitais.
  • Glutamina - Aminoácido que tem como principal função a diferenciação e o crescimento celular, fornecendo energia para células de rápida proliferação, como as células do sistema imune. Com a suplementação pós treino a imunidade é aumentada, aumenta as células de defesa e exerce importante papel no desenvolvimento muscular, auxiliando na síntese de proteína.. Recupera o tecido que compõe o músculo. Função anti-catabólica, ou seja não deixa ocorrer o processo de degeneração do organismo. Uso ápos o Treino de 5 gr.
  • Leucina - Promove a síntese proteica muscular e diminui a degradação muscular, tem efeito sinérgico com a insulina. A adição de leucina na forma livre em combinação com proteínas e carboidratos tem ação efetiva na promoção do anabolismo protéico muscular pós treino de força.
  • Whey Protein - Proteína do Soro do Leite, é indicada para aumento e manutenção da massa muscular. O processo  de crescimento muscular ocorre  devido ao aumento da síntese  de proteínas na musculatura ( fibras musculares). O Whey Protein otimiza o estado anabólico no pós treino e garante o aporte muscular, favorecendo a hipertrofia ( Aumento do músculo).
Modo de usar. Usar após o treino, geralmente porção de no mínimo 23 gr de proteína.
  • Caseína - Proteína retirada do Leite, possui absorção mais lenta que o Whey Protein, é usada por praticantes de atividades que envolve força e sobrecarga e que está em nível avançado de desenvolvimento muscular. Seu uso deve ser feito a noite, pois minimiza a degradação do músculo e ajuda na produção de energia corporal para manutenção das funções vitais do organismo.
  • Proteína da Carne : A proteína isolada da carne bovina deve ser totalmente livre de gorduras, colesterol, açúcar e lactose, rica de aminoácidos anabólicos em sua formulação, para que ocorra o  fortalecimento muscular, construção muscular e aumento dos efeitos anabólicos e anti-catabólicos.
A carne vermelha é uma das maiores fontes naturais de creatina, que ajuda no aumento de força e no crescimento muscular.O corpo absorve até 95% da proteína isolada, a relação entre dose e consumo das proteínas concentradas, variam de 40% a 80% do total consumido, dependendo da marca utilizada.

Deve ser usada após o treino porções de 26 gr. proteína.

Precursores Hormonais 

  • Tribulus Terrestris Estimula a glândula supra renal, aumentando a produção de DHEA. Aumenta o nível de testosterona, promovendo ganho de massa magra e redução de gordura subcutânea.
  • Mucuna - Estimula o hipotálamo que estimula as gônadas, aumentando a produção dos níveis de Testosterona, resultando em ganho de força.
  • Crisina - Bloqueia o estradiol, inibe a aromataze que converte andrógenos em estrógenos 
  • ZMA - Zinco, Magnésio e Cromo favorece a produção de Testosterona aumentando seu nível no corpo, desenvolvendo a massa muscular. 
  • GH - O consumo de aminoácidos são importantes para liberação natural do hormônio do crescimento. O GH te, função anabólica, promovendo o balanço proteico positivo e aumento de massa muscular.
  • Gamma Orizanol - Substância que é retirado do óleo de farelo de arroz. Ela também é encontrada no farelo de trigo e algumas frutas e legumes .  É usada para aumentar os níveis de testosterona e hormônio do crescimento humano, bem como melhorar a força e resistência durante o treino. Acelera naturalmente o anabolismo e hipertrofia muscular (aumento de músculos).


Queimadores de Gordura - Definição Muscular

  • L-Carnitina - Composto orgânico nitrogenado presente em todo organismo, é responsável por garantir o transporte da gordura para o interior de uma organela, encarregada pela geração de energia no corpo humano pela oxidação da gordura. Sem a carnitina a gordura não atravessa a membrana mitocondrial e precisa sofrer reações enzimáticas para atingir seu local de oxidação. O Tecido adiposo é o maior reservatório de energia do corpo, armazenada sob forma de gordura no interior das células. A L-Carnitina realiza as reações enzimáticas e faz o transporte das gorduras para dentro da mitocôndria, dentro da mitocôndria a L-Carnitina estimula a oxidação - geração de energia-. Assim a L-carnitina age na queima da gordura dentro da mitocôndria gerando energia para o funcionamento dos músculos durante o exercício. Resultando em definição muscular e perda de peso. Modo de uso : Usar 30 minutos antes dos exercícios.
  • Cafeína - Age no aumento do estado de alerta, estimula a circulação sanguínea e no funcionamento cardíaco, impulsionando o metabolismo e aumentando a disposição para pratica de atividades para queima de gordura. Aumenta as resistência aeróbica em exercícios físicos de longa duração. Dose de 420 mg ao dia. 
  • Óleo de Cartamo O óleo de cártamo é um anti-oxidante natural e possui propriedades que aceleram o metabolismo das gorduras, auxiliando, no controle da obesidade. Óleo de cártamo também, reduz gordura localizada e auxilia emagrecimento e no controle do colesterol. É usado 2 g por dia.
  • Picolinato de Cromo A função do cromo no organismo é potencializar os efeitos da insulina, o que promove a redução nos níveis de gordura corporal (propriedades termogênicas)  a sensação de saciedade e diminui o apetite voraz por doces. É usado 35 mcg por dia.
Fonte: Midway, Probiotica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário